Campanhas: Vacinar – Um presente para o futuro.

As vacinas são a mais eficaz, eficiente e segura maneira de prevenção de doenças infecciosas. Com a vacinação, ao longo da história, pudemos evitar mortes e erradicar doenças como a varíola e praticamente tirar do nosso meio doenças como a poliomielite e o sarampo. Milhares de vidas foram salvas graças às vacinas.

Isto acontece porque a vacinação é uma medida eficaz de prevenção tanto no âmbito individual quanto no âmbito coletivo. Pessoas vacinadas evitam a transmissão doenças como difteria, tétano, poliomielite, sarampo, HPV, meningite, dentre outras.

Vacina faz mal?

As vacinas são extremamente seguras, mas assim como todo medicamento, podem ocorrer efeitos colaterais que chamamos de eventos adversos. Porém a grande maioria deles tem risco menor que o da doença. Existem as reações esperadas e comuns a cada vacina, mas nada que já não tenha sido estudado e aprovado. As reações podem ir de dor de cabeça, mal-estar, até dor no local da vacina. Mas não há motivos para se preocupar: casos mais graves são muito raros e já foram estudados no período de desenvolvimento da vacina. Observe sempre as indicações e contraindicações de cada produto.

Que vacinas devo tomar?

Existe um cartão de vacinas indicado para cada faixa etária. Atualizá-lo é o primeiro passo para se proteger. Sempre que tiver dúvidas sobre quais doses ou vacinas são necessárias, traga seu cartão e ajudaremos da melhor forma. Previna-se:

Meningite B
Uma doença causada pela bactéria meningococo do tipo B. É uma doença inflamatória que acomete as meninges, membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal, e que pode causar a morte ou sequelas graves como surdez, amputação de membros ou comprometimentos neurológicos.

Meningite ACWY
Uma vacina que protege contra quatro tipos de meningococo, são A, C, W e Y. Têm a mesma letalidade e sequelas relacionadas que a do tipo B. Esta vacina pode ser aplicada no mesmo dia que a vacina contra meningite B.

Prevenar 13 (pneumocócica 13)
Previne doença pneumocócica invasiva, doenças como pneumonia causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae e meningite. Doenças graves que podem ser evitadas com a vacinação.

HPV
Trata-se de um vírus tão comum que quase todos os homens e mulheres serão infectados por um ou mais dos seus inúmeros tipos. O HPV causa verrugas genitais e também câncer de colo do útero, boca, ânus e pênis.

Sarampo
Essa é uma doença viral que se manifesta de forma aguda, produzindo alterações na pele. É extremamente contagiosa e grave e pode ser evitada com vacina. O sarampo pode afetar o sistema imunológico por até três anos, expondo os indivíduos a um maior risco de contrair outras doenças infecciosas e potencialmente mortais.

Vacinar é melhor!
A Vacinar é uma clínica de vacinação especializada que há vinte anos trabalha para oferecer saúde e bem-estar por meio da prevenção. Estamos localizados na esquina da Rua Acre com a Rua Rio Jutaí, Conj. Vieiralves. Se preferir, agende o serviço de vacinação em domicílio pelo WhatsApp 9 8408-2791 ou ligue 3584-0302.

Quais vacinas devo tomar? Acesse agora as dúvidas frequentes e esteja ligado na sua saúde!

Dúvidas Frequentes