Campanhas: HPV não tem cara. É aí que mora o perigo.

Outubro é o mês mundialmente conhecido como o mês da prevenção do câncer de mama. Mas, com o tempo, foi-se instalando a necessidade de um período em que a saúde da mulher fosse alvo de todas as conscientizações. Neste contexto, o câncer de colo do útero também foi incluído como prioridade no Outubro Rosa.

O câncer de colo do útero, por sua vez, é causado pela infecção persistente de tipos oncogênicos de HPV. Mas… você sabe o que é o HPV?

HPV é a sigla em inglês para papilomavírus humano e é um vírus capaz de infectar a pele e mucosas, caracterizando- se como pequenas verrugas nos órgãos genitais ou na região ao redor. Muitas pessoas com HPV não desenvolvem nenhum sintoma, mas, mesmo assim, podem infectar outros indivíduos.

Estudos apontam que cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em alguma fase de suas vidas. A situação pode ser mais preocupante entre os homens: estimativas apontam que 50% da população masculina mundial esteja infectada com algum dos 150 tipos diferentes de vírus.

O câncer de colo de útero é causado por alguns tipos de HPV (dentre os mais de 150 existentes) e desenvolve-se a partir de infecções persistentes ou lesões percussoras. Este tipo de câncer é o que mais mata mulheres na região norte.

Como se prevenir?

A forma mais eficaz de prevenção é por meio da vacinação. Existem no Brasil duas vacinas: a HPV4, licenciada para meninas e mulheres de 9 a 45 anos de idade e meninos e homens de 9 a 26 anos; e HPV2, licenciada para meninas e mulheres a partir dos 9 anos de idade. O esquema vacinal é composto por duas ou três doses, a depender da idade:

Meninas e mulheres, de 09 a 45 anos;
Meninos e homens, de 09 a 26 anos;

Para os que tem entre 09 a 14 anos, 11 meses e 29 dias pode ser feito o esquema com duas doses, com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda dose. Para os demais, três doses.

Vacinar é melhor!

Venha para a Vacinar e proteja-se do HPV. Estamos na esquina da Rua Acre com a Rua Rio Jutaí. Se preferir, agende o serviço de vacinação em domicílio pelo WhatsApp 9 8408-2791 ou ligue 3584-0302.

Quais vacinas devo tomar? Acesse agora as dúvidas frequentes e esteja ligado na sua saúde!

Dúvidas Frequentes